Hora do carinho.
Esta foto foi tirada em novembro de 2002.
A Tula, da raça pastor belga, gostava de lamber o Neném, já este, não gostava nada, basta ver a sua carinha de mal humorado. (VRS)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Os benefícios de ter um pet

Além de alegrarem a nossa vida, por nos deixarem mais felizes e alegrees, os animais nos ajudam no relacionamento com outras pessoas e também no combate as doenças.

Os animais são uma fonte de afeto e amor incondicional, sem cobranças ou qualquer ou qualquer tipo de julgamento a nosso respeito e  isso já é um alimento para a nossa autoestima.

Inúmeros estudiosos já afirmaram os benefícios que um animal de estimação promove a nossa saúde, tanto na prevenção, como auxiliando na recuperação de alguma doença, equilibrando as condições físicas, psicológicas ou emocionais, tanto em crianças como em adultos.

CRIANÇAS: Os animais ajudam as crianças a desenvolver o vínculo afetivo, a lidar com os fatos da vida (nascimento, desenvolvimento, reprodução e morte) e trabalha os sentimentos de tristeza, alegria, frustração entre outros. Desenvolve o senso de disciplina e de responsabilidade, visto que os pais estimulam a criança a cuidar deles.
Os animais ajudam as crianças a se relacionarem com outras pessoas e assim, tornam-se mais solidárias, generosas, carinhosas e sensíveis. Além de aumentar o processo do desenvolvimento motor, as crianças em contato com cães e gatos tem metade das chances de desenvolver problemas alérgicos respiratórios, pois estimula o sistema imunológico a desenvolver suas defesas naturais. 

TERCEIRA IDADE: Idosos que possuem animais, principalmente cães, tendem a ficar menos isolados e reduz os sintomas depressivos, pois tendem a ter um humor melhor. Os animais contribuem para a saúde mental, pois eles estimulam e melhoram a coordenação motora e isso faz com que o cérebro responda a estímulos sonoros, táteis e olfativos.

O contato com animais e capaz de diminuir a ansiedade, tristeza, hipertensão, tristeza e depressão, pois ajudam a melhorar a autoestima, estimulando o afeto positivo e o interesse pelo outro. Pessoas que possuem cães e gatos tendem a apresentar taxas menores de colesterol e triglicérides diminuindo o risco de aterosclerose e consequentemente de infarto. Os cães em particular podem ainda estimular as pessoas que fumam e tem sobrepeso a terem hábitos de vida mais saudáveis.

Mas não basta ter um animal em casa, é necessário ser responsável, pois eles dependem totalmente dos nossos cuidados.