Hora do carinho.
Esta foto foi tirada em novembro de 2002.
A Tula, da raça pastor belga, gostava de lamber o Neném, já este, não gostava nada, basta ver a sua carinha de mal humorado. (VRS)

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Pense nisso!



Nunca havia pensado nisso, até receber essa mensagem. Agora, sempre que utilizo uma lata, mesmo que não seja de patê para gatos - pois não os tenho - sempre amasso bem, sem deixar nenhuma abertura, por menor que seja. Só não tive coragem de olhar as fotos dos gatos presos à essas latas.

sábado, 21 de setembro de 2013

Curiosidade

A girafa com mais de 30 anos se isola para morrer ou é atacada por leões.


A arara-azul tem até um metro de comprimento. E é capaz de repetir o som do homem, mas de forma menos eloquente que o papagaio.


Os morcegos hematófagos, não atacam os homem para sugar o sangue, eles atacam apenas se agredidos. eles só sugam os animais como o boi e outros.


O primeiro cientista que conseguiu criar e reproduzir beija-flores em cativeiro foi o naturalista brasileiro Augusto Ruschi, em 1930.




Maior ave do Brasil

Tuiuiú é a segunda maior ave do Brasil.


A primeira é a Ema.

Amiguinhos da natureza

Portal explica noções de sustentabilidade de maneira simples para a garotada aprender logo cedo a preservar o planeta Terra.

EcoKids (www.ecokids.combr)

Notícias sobre mudanças climáticas, dicas para salvar o planeta, preservar os bichos, eco-glossário, direito das crianças e dos animais, jogos e muito mais.

Vale a pena conferir!




Cuidados especiais com idade avançada

     Cães e gatos também precisam de cuidados distintos à medida que vão envelhecendo, como alimentação com reforço em proteínas.

     Quem tem animal de estimação em casa tem uma certeza que muitas vezes é difícil de aceitar: O MELHOR AMIGO TAMBÉM ENVELHECE. E quando a idade avançada chega, é preciso redobrar a atenção e cercar o bicho de estimação de cuidados especiais.

     No caso dos cães, as raças de grande porte tendem a apresentar os primeiros sinais de velhice entre os 5 e 8 anos de idade, enquanto os de médio e pequeno porte apresentam entre 6 e 9 anos. Essas diferenças ocorrem devido as características do metabolismo dos animais.

     Nesse estágio de vida, os órgãos ficam menos eficientes, deixando os mascotes suscetíveis a vários problemas de saúde, como doenças do coração, rins, perda dos dentes, catarata, surdez, diabetes, artrose, câncer entre outros.

     Convivendo com o animal todos os dias, o dono pode até não perceber a idade chegando, porém quando mais velho ele fica, menos disposição ele terá para brincar e, portanto, menos energia ele precisará consumir. Seus dentes já não são tão resistentes e com isso a eficiência em processar diminui.
  
     Em razão da vida menos ativa, ele pode ter excesso de peso, por isso alguns ajustes na dieta são necessários. Uma dica é procurar as chamadas rações seniores adaptadas às necessidades nutricionais da idade avançada, elas são ricas em ômega-3, proteínas, zinco, fibras e pobres em gordura.

     Visão, olfato e audição também merecem uma atenção especial nessa altura da vida do seu melhor amigo. Por exemplo, se achar que o melhor amigo não está obedecendo, pode ser que ele não esteja ouvindo o comando. Se ele estiver esbarrando na mobília, pode estar com a visão enfraquecida. Neste caso, a dica é evitar fazer mudanças na casa ou na rotina normal para não deixá-lo desorientado.

     Hoje em dia o mercado pet oferece uma série de produtos para animais de idade avançada, entre eles estão os suplementos alimentares, rações específicas, petiscos para dentes frágeis, escadas que evitam o desgaste das articulações, ente outros.

     O importante é que o conforto e a proteção não sejam esquecidos messa fase delicada da vida do seu parceiro. A dica é sempre pedir a orientação do médico veterinário e não esquecer que a vacinação regular é tão importante nos animais idosos quanto os mais novos.

     Com uma dose extra de paciência e carinho é possível fazer o máximo para garantir a saúde do melhor amigo por mais tempo.


Bethoven (14 anos) "nosso velhinho"


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Golfinhos

          Além de serem inteligentes, os golfinhos têm certos sentimentos. Nos partos, uma fêmea sempre é ajudada por outra. Assim que o filhote nasce, essa enfermeira leva-o até a superfície para que aspire suas primeiras porções de ar. 
          E já foi visto também um bando de golfinhos mantendo um companheiro machucado na superfície da água, para que pudesse respirar melhor.

(Os animais ensinando aos sere humanos, mais uma vez.) 

Beija-flor

Seu coração bate .850 vezes por minuto. 
Pode voar para frente, para trás, para os lados, para cima e para baixo.
Suas asas qundo batem fazem um 8, por este motivo conseguem ficar parado no ar.
Se alimenta o equivalente a 30 vezes o peso do seu corpo e o que mais pesa em seu corpo é o coração.
Quando dorme é presa fácil, pois para guardar energia para o dia seguinte, parece estar morto.

Curiosidade: O coração de um morcego chega a bater 972 vezes por minuto.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Você sabia?

Que a CAPIVARA é o maior roedor do mundo. Em comprimento, ela pode alcançar até um metro e em peso, pode atingir 50 quilos ou mais. A água muitas vezes é a salvação para uma capivara perseguida. Ela é uma boa nadadora, para isso existe entre os seus dedos das patas traseiras uma adaptação para uma vida semi-aquática.


O chifre do RINOCERONTE (que significa chifre no nariz) não é de matéria óssea, como se supõe, as formado de pêlos fortemente trançados.

O PEIXE-LEÃO, apresenta um veneno mais forte que o da cascavel. 

O casco da TARTARUGA fêmea, embaixo é reto, já o do macho é reto para que possa encaixar no casco superior da fêmea no ato da fecundação.

A ELEFANTA só entra no cio de 5 em 5 anos. Dois anos de gravidez e três anos de resguardo. Se o elefante perder esta oportunidade só daqui a cinco anos.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sono animal

              O animal que não sonha, ou seja, que costuma ser acordado quando está na onda REM, acaba ficando maluco. 
       Os GATOS e os CACHORROS quando estão sonhando, fazem pequenos movimentos nas pálpebras, respiram mais rapidamente, mexem as orelhas e os bigodes. Fazem pequenos movimentos corporais.
       Os gatos são animais caseiros, campeões de sonolência, passam o dia dormindo e são capazes de tirar sonecas de noite. Podem ter a rotina semelhante a de um bebê.
          O PORCO-ESPINHO dorme até 19 horas.
          E a VACA se sente revigorada com apenas 30 minutos de sono.
          Os CAVALOS dormem até 3 horas de pé.
         Os PEIXES diminuem o seu ritmo e começam a nadar vagarosamente, é quase imperceptível. 
        O PEIXE-PAPAGAIO e o BODIÃO LIMPADOR expelem uma mucosa e dormem envoltos nessa membrana, como uma confortável cama. A maioria dos peixes gostam de dormir no escuro.
          O GOLFINHO dorme sempre flutuando, para continuar respirando.
          FOCAS  e HIPOPÓTAMOS adormecem apenas com metade do cérebro.

(Bicho & CIA - 02 de fevereiro de 1997).

Bethoven (2009)

 peixe-papagaio

bodião limpador

sábado, 9 de março de 2013

Shakira, "loca"



          Em fevereiro, dia 21, postei sobre uma linda cadelinha, de mais ou menos 50 dias, que apareceu no nosso quintal. Digo, jogaram no nosso quintal, porque ela não iria conseguir passar pelo espaço do portão.

          Levei na veterinária e começamos a procurar um dono para ela, pois já temos dois em casa, mas não conseguimos nada. Depois de um tempo, meu pai falou com uma senhora, que tem uma padaria aqui perto de casa e já havia ficado com uma cachorrinha que foi abandonada pelo dono, mas ela desistiu, não sei o motivo. Passado alguns dias, meu irmão conseguiu mais uma pessoa para cuidar da cachorrinha, mas eu disse não. Por quê? Porque ela trabalhava o dia inteiro e fiquei pensando, como ela poderia cuidar de um animalzinho tão pequeno, que precisava de cuidados como se fosse um bebezinho. 

          Então... fiquei com ela e dei o nome de Flor. Dona Flor e seus dois maridos – Bethoven e Bandith - o cocker e o mastiff inglês - respectivamente - ambos do meu irmão.




Lindinha, não é mesmo!


          Só que não imaginei que ela fosse ficar tão..., mas tão... BAGUNCEIRA! Os cães que tivemos, não faziam tanta balbúrdia. Rsrsrs Não faziam mesmo!

          Ela corre o tempo todo, late o tempo todo, morde o tempo todo, fica com o coração acelerado como se tivesse participado de uma maratona. E pior, destrói tudo que está a sua frente. Pior do que ela destruir, sou eu que escondo para ela não levar bronca de ninguém em casa. kkkkk
  
          Quando vai dando o horário da comida, late alucinadamente como se estivesse sem comida há dias e se ouvir o barulho do saco de ração ou ver alguém pegar o pote de comida, a casa cai. O pior, é que ela come às 6h da manhã, pois vou a trabalho, e meia hora antes, ela já começa a latir, ou seja, às 5h30. Coitado dos vizinhos! E faz a mesma coisa às 17h, horário que come novamente.

          Hoje, nem penso mais em doar ela, é a minha fofinha, mas sinceramente... não sei mais o que fazer!

          Deixar os objetos fora do alcance dela, até que é possível, o único problema é que ela late alucinadamente para tudo e para todos. Isso chateia demais o meu pai, que não para de brigar com ela. Tadinha! Fico com uma dó! 

          Mas ela é muito fofa! Parece uma mistura de collie com vira-lata.

         Apreciem algumas coisas que ela já destruiu.

Esse é o portão que separa o espaço dela do cocker e do mastiff (ela é tão elétrica, que não deixa eles em paz, o jeito é separar).



 Ela acabou com o portão em pouco tempo. kkkkk

Isso era uma bolinha para ela brincar, pensei que fosse durar bastante tempo, pois era bem durinha. Mas me enganei. :D 






Esta foi a surpresa que encontrei ao acordar, meu material (estava guardado no armário e ela conseguiu abrir. Como? kkkk) todo rasgado pelo quintal. Ela puxou a pasta arquivo (pedaços vermelhos) e simplesmente rasgou tudo. O pior é que choveu durante a madrugada, então não pude aproveitar quase nada.


Esse era, era mesmo, o potinho de comida, ela acabou com ele.




Deixei ela na varandinha, pisquei e lá se foi um desentupidor. Pior... eu ainda tiro foto. kkkkkk


Não, ela não estava com fome. Agora que já completou um ano, come duas vezes ao dia, antes disso, quando tirei a foto, comia três vezes ao dia. Com certeza não é fome!
Já ouviu falar em cachorro tatu? 
Observe a terra no canto esquerdo da foto... pois é, nosso quintal está cheio de buracos. 
Ah! Esta roseira não existe mais, ela e as formigas simplesmente deixaram a roseira no toquinho.

Tanto as roseiras, como o pezinho de pitanga, a bananeira e a palmeira que minha mãe tinha no quintal, não existem mais. Nem mesmo os cactos escapam dela, morde, com espinhos e tudo, e corre pelo quintal. Minha mãe vive dizendo que vai dar ela.

Que fofa, dormindo! Essa foto foi tirada depois que ela destroçou o saco  (essa ponta pretinha no alto da foto) e espalhou todo lixo pela varanda. Nenhum saco de lixo pode ficar perto dela, nem mesmo os que estão em nossas mãos, pois pula, corre, morde, até conseguir o que quer ou levar, levar o saco de lixo. 

A sua diversão antes de dormir é brincar com uma garrafa pet. Sempre procuro deixar uma guardada para que ela possa gastar as energias. Ninguém aqui em casa gosta, rsrsrsrs, faz muito barulho.

Bom, por hoje está ótimo.
 Depois vou postar as fotos que tenho de mais alguns objetos destroçados pela Shakira.
Chinelos (perdi as contas), rodo (três), vaso de flores ( esquece), mangueira de jardim (uma), vassouras (nem lembro). Aí, aí!

Essa é a minha Shakira.Fofura!






Amizade sincera

Essa é a fofinha do Arthur e da Lara, a Nina.


Esse era o Mengão - 24/02/2011 (apareceu no nosso quintal)
O cafuné começava no puleiro, então, ...

... ele ia amolecendo até...

... despencar no fundo da gaiola.

E quando parava o cafuné, brigava. Só parava de brigar quando eu saia do seu campo de visão ou não ouvia mais a minha voz. Saudade! :)


Esse é o Bethoven (13 anos) do Leandro (mas está sob meus cuidados).

Esse é o Bandit ( 2 anos) também do Leandro (esse verdadeiro "gentleman" também está sob meus cuidados).

Essa é a Kicha (6 meses) da Monique.

Essa é a minha "loca" Shakira (1 ano).
Foi literalmente jogada no nosso quintal.

Esse era o Godofredo (ganhei do Artur).


Ganhei o Colorido do meu pai.


 Nemo, ganhei do Leandro.


 Essa é a Bebel (da Sofia).


 Sacha (também da Sofia).

Spikke (do João e do Antônio).

Essa era a Flora (da Fátima e do Alexandre).
 

Falta o Neguinho (do Renan e da Mayara).

São tantos amigos que passam em nossas vidas, desde nossa infância, como: Tula (1), Tula (2), Nenêm, Halley, Diana, Tejo, Zé, Tatá,...