Hora do carinho.
Esta foto foi tirada em novembro de 2002.
A Tula, da raça pastor belga, gostava de lamber o Neném, já este, não gostava nada, basta ver a sua carinha de mal humorado. (VRS)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Como cuidar da boca de seu bicho

Para muitos pode parecer besteira, mas a higiene bucal, tanto em cães como em gatos, é fundamental para garantir o bem estar dos animais e prevenir doenças, prolongando a vida destes.
Escovar os dentes dos cães e dos gatos com frequência evita a doença periodontal que, além de provocar dor e queda dos dentes, pode acabar causando lesões em órgãos vitais como o coração.
HIGIENE: Enrole um pedacinho de gaze embebido em loção anti-séptica bucal no dedo e massageie os dentes e a gengiva do animal. O cachorro ou o gato pode resistir nos primeiros dias, mas depois acaba se acostumando à rotina. Depois de um mês, o dono deve começar a usar escova e pasta de dente, especiais na escovação, encontradas em pet shops.
TRUQUES: Se o dono acostumar o cachorro ou o gato a escovar os dentes antes de uma atividade prazerosa (um passeio, por exemplo), o trabalho será mais fácil. A escolha certa da pasta de dente, com sabores diferentes para cães e gatos, vai ajudar na tarefa.
DOR: A doença periodontal é a maior causadora de dor na região bucal. Cães e gatos quase não têm cáries, mas que comumente fraturam os dentes. Essa fratura, que precisa de tratamento especial, deixa a polpa (nervo dos dentes) exposta e provoca sofrimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário